COMO FUNCIONA A ARQUITETURA DO WHATSAPP

De forma leiga, veja como é a ferramenta. A arquitetura do Whatsapp foi desenvolvida de forma bastante visual e funcional, no entanto, a ferramenta é baseada em XMPP, algo bastante comum na comunidade Linux.

Este tipo de tecnologia como o Jabber é bem utilizado para que ocorra a comunicação interna em pequenas empresas.

Arquitetura do Whatsapp

Em termos técnicos o protocolo XMPP como na figura acima funciona da seguinte forma:

O usuário envia a sua mensagem ou arquivo para internet ou para um servidor local, em seguida é recebida à informação que automaticamente é transmitida por um gateway que faz o intermédio dos pacotes de mensagens e mídia (foto e vídeo).

Como consequência é enviada para SMS Server (Mensagem) ou XMPP Server conforme o tamanho, da arquitetura e depois é feito o envio para o cliente que pode ser um celular ou computador.

Transmissão de mensagem

O processo é simples, pois somente o servidor tem o papel de fazer o transporte de dados, e identificação dos usuários e como consequência enviar corretamente conforme os índices e bases dos servidores.

De forma resumida o usuário com o seu smartphone envia a mensagem para outro, na qual passa pela internet e ocorre o transporte para o servidor que faz a identificação do usuário e envia para o outro.

Todavia, todas as mensagens (mensagens, imagens, vídeos e PDF) ficam com os usuários. O servidor somente tem a função de fazer o transporte.

WHATSAPP
WHATSAPP

Atualmente diversas aplicações ou App possuem este protocolo todos com suas características o que muda de um para outro é apenas sua popularidade.

Forma técnica

Como na imagem acima de forma mais técnica a arquitetura do Whatsapp, assim como todas as imagens, os vídeos e os PDFs são armazenados no seu dispositivo por meio de um banco de dados.

Este banco de dados leva as mensagens como imagens, PDFs e mídias e faz a identificação para enviar via XMPP e HTTP. Desta maneira o transporte é feito pelos servidores do Facebook que utilizam várias tecnologias para que a mensagem seja transportada mais rápida como CDN, clusters e bandas de internet rápida.

Conclusão

Concluímos que a arquitetura do Whatsapp é feita pelo celular na qual faz o armazenamento e apenas, o banco de dados faz o papel de enviar as mensagens e identificar os meios e por fim, ocorre o transporte e o envio dos dados.

5/5 - (5 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais