COMO FUNCIONA A ARQUITETURA DO WHATSAPP

De forma leiga, veja como é a ferramenta. A arquitetura do Whatsapp foi desenvolvida de forma bastante visual e funcional, no entanto, a ferramenta é baseada em XMPP, algo bastante comum na comunidade Linux.

Este tipo de tecnologia como o Jabber é bem utilizado para que ocorra a comunicação interna em pequenas empresas.

Arquitetura do Whatsapp

Em termos técnicos o protocolo XMPP como na figura acima funciona da seguinte forma:

O usuário envia a sua mensagem ou arquivo para internet ou para um servidor local, em seguida é recebida à informação que automaticamente é transmitida por um gateway que faz o intermédio dos pacotes de mensagens e mídia (foto e vídeo).

Como consequência é enviada para SMS Server (Mensagem) ou XMPP Server conforme o tamanho, da arquitetura e depois é feito o envio para o cliente que pode ser um celular ou computador.

Transmissão de mensagem

O processo é simples, pois somente o servidor tem o papel de fazer o transporte de dados, e identificação dos usuários e como consequência enviar corretamente conforme os índices e bases dos servidores.

De forma resumida o usuário com o seu smartphone envia a mensagem para outro, na qual passa pela internet e ocorre o transporte para o servidor que faz a identificação do usuário e envia para o outro.

Todavia, todas as mensagens (mensagens, imagens, vídeos e PDF) ficam com os usuários. O servidor somente tem a função de fazer o transporte.

WHATSAPP
WHATSAPP

Atualmente diversas aplicações ou App possuem este protocolo todos com suas características o que muda de um para outro é apenas sua popularidade.

Forma técnica

Como na imagem acima de forma mais técnica a arquitetura do Whatsapp, assim como todas as imagens, os vídeos e os PDFs são armazenados no seu dispositivo por meio de um banco de dados.

Este banco de dados leva as mensagens como imagens, PDFs e mídias e faz a identificação para enviar via XMPP e HTTP. Desta maneira o transporte é feito pelos servidores do Facebook que utilizam várias tecnologias para que a mensagem seja transportada mais rápida como CDN, clusters e bandas de internet rápida.

Conclusão

Concluímos que a arquitetura do Whatsapp é feita pelo celular na qual faz o armazenamento e apenas, o banco de dados faz o papel de enviar as mensagens e identificar os meios e por fim, ocorre o transporte e o envio dos dados.

Imagem padrão
PORTAL DO ANDROID
Seja bem vindo ao Portal do Android. Aqui vamos trocar ideias sobre smartphones, tendências, tecnologias e sobre Android. Ajude compartilhando as informações.
Artigos: 50

Deixar uma resposta