COMO FUNCIONA A ARQUITETURA DO WHATSAPP
De forma leiga, veja como é a ferramenta. A arquitetura do Whatsapp foi desenvolvida de forma bastante visual e funcional, no entanto, a ferramenta é baseada em XMPP, algo bastante comum na comunidade Linux.
Este tipo de tecnologia como o Jabber é bem utilizado para que ocorra a comunicação interna em pequenas empresas.
Tabela de conteúdo
Arquitetura do Whatsapp
Em termos técnicos o protocolo XMPP como na figura acima funciona da seguinte forma:
O usuário envia a sua mensagem ou arquivo para internet ou para um servidor local, em seguida é recebida à informação que automaticamente é transmitida por um gateway que faz o intermédio dos pacotes de mensagens e mídia (foto e vídeo).
Como consequência é enviada para SMS Server (Mensagem) ou XMPP Server conforme o tamanho, da arquitetura e depois é feito o envio para o cliente que pode ser um celular ou computador.
Transmissão de mensagem
O processo é simples, pois somente o servidor tem o papel de fazer o transporte de dados, e identificação dos usuários e como consequência enviar corretamente conforme os índices e bases dos servidores.
De forma resumida o usuário com o seu smartphone envia a mensagem para outro, na qual passa pela internet e ocorre o transporte para o servidor que faz a identificação do usuário e envia para o outro.
Todavia, todas as mensagens (mensagens, imagens, vídeos e PDF) ficam com os usuários. O servidor somente tem a função de fazer o transporte.
Atualmente diversas aplicações ou App possuem este protocolo todos com suas características o que muda de um para outro é apenas sua popularidade.
Forma técnica
Como na imagem acima de forma mais técnica a arquitetura do Whatsapp, assim como todas as imagens, os vídeos e os PDFs são armazenados no seu dispositivo por meio de um banco de dados.
Este banco de dados leva as mensagens como imagens, PDFs e mídias e faz a identificação para enviar via XMPP e HTTP. Desta maneira o transporte é feito pelos servidores do Facebook que utilizam várias tecnologias para que a mensagem seja transportada mais rápida como CDN, clusters e bandas de internet rápida.
Conclusão
Concluímos que a arquitetura do Whatsapp é feita pelo celular na qual faz o armazenamento e apenas, o banco de dados faz o papel de enviar as mensagens e identificar os meios e por fim, ocorre o transporte e o envio dos dados.