Como abrir um backup do WhatsApp no PC?

O fato de o WhatsApp ter se tornado o meio mais utilizado para se comunicar com nossa família, amigos ou colegas do celular, tem feito com que muitos usuários guardem informações importantes ou confidenciais em seus chats.

Informações que provavelmente você não deseja perder, nesse caso, é importante verificar que temos um backup diário do WhatsApp agendado.

Por padrão, o aplicativo de mensagens faz um backup diário de nossas mensagens que são salvas na nuvem e que também salva uma cópia no armazenamento interno do nosso telefone para que possamos recuperar nossas mensagens em um determinado momento.

No entanto, é provável que em algum momento você tenha considerado aprender como abrir backup do WhatsApp no PC para ler mensagens. Se você quiser saber como fazer, mostraremos a seguir.

Como acessar um backup do WhatsApp do Google Drive no PC

As cópias de backup que são feitas automaticamente e que são salvas no Google Drive ou iCloud, dependendo da plataforma do nosso celular, servem para recuperar todas as nossas mensagens quando trocamos de telefone ou reinstalamos o WhatsApp em nosso celular.

No entanto, se acessarmos nossa conta do Google Drive ou iCloud, esse backup não será visível e, portanto, não poderemos baixá-lo ou acessá-lo.

Por outro lado, o backup que fica guardado na memória interna do nosso telefone é encriptado, pelo que não é fácil acessar nem do celular nem do PC para ler as mensagens nele guardadas.

Se formos usuários de iPhone, a verdade é que o ambiente Apple não nos oferece uma maneira de fazer isso, enquanto, se nosso smartphone tiver sistema operacional Android, temos algumas alternativas de como abrir backup do WhatsApp no PC.

Como abrir backup do WhatsApp no PC sem root

Caso não tenhamos feito o root em nosso celular Android, isso é tudo de que precisaremos para poder ler as mensagens de um backup do WhatsApp do PC:

  • Java instalado no computador;
  • Ter ADB (Android Debug Bridge) instalado no PC;
  • Baixe o script WhatsAppKeyDBExtractor;
  • Baixe e instale o WhatsApp Viewer no seu computador;
  • Necessário possuir um Android 7 ou uma versão anterior no celular;

Basicamente, o que precisamos para conseguir como abrir backup do WhatsApp no PC é o banco de dados de backup (onde estão todas as mensagens) e o arquivo de chave que nos permite descriptografar esse banco de dados. Para conseguir isso, devemos basicamente seguir estas etapas:

  • Conecte o celular ao PC;
  • Indique que vamos realizar uma transferência de dados;
  • Baixe o arquivo msgstore.db.crypt12 com o banco de dados das mensagens de backup;
  • Ative o modo de desenvolvedor no celular;
  • Ative o modo DEBUG;
  • Execute o script ou use a ferramenta ADB para baixar o arquivo de chave;
  • Abra o WhatsApp Viewer;
  • Carregar arquivo de banco de dados e arquivo de chave;
  • Descriptografar o backup.

A primeira coisa que faremos é baixar o arquivo de backup do banco de dados que desejamos abrir. Para fazer isso, conectamos o celular ao nosso PC e indicamos que queremos realizar uma transferência de arquivo.

Feito isso, do navegador vamos ao telefone e acessamos a memória interna ou caminho onde instalamos o WhatsApp para navegar até a pasta Bancos de Dados do WhatsApp.

Como abrir backup do WhatsApp no PC sem root
Backup WhatsApp

Lá encontraremos o arquivo msgstore.db.crypt12 , que devemos copiar e colar em um caminho em nosso PC, por exemplo, o desktop.

O próximo passo de como abrir backup do WhatsApp no PC é obter o arquivo da chave do app para descriptografar as mensagens.

Até a versão 7, o Android permitia que você baixasse o arquivo da chave do WhatsApp para descriptografar as mensagens de backup usando a ferramenta ADB ou com o script que indicamos acima.

Se não lidarmos bem com o ADB, então o melhor é executar o script WhatsAppKeyDBExtractor.bat que encontramos na pasta baixada.

Claro, antes de executar o script, devemos ter o celular conectado ao nosso computador em modo de depuração USB.

Para fazer isso, abrimos as configurações> Sistema> Sobre o telefone e clique várias vezes em uma linha na opção Número de compilação.

Assim que recebermos a mensagem de que já somos um desenvolvedor, voltamos para Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor e ativamos o botão Depuração USB.

Agora podemos executar o script, que fará o download de uma versão mais antiga do WhatsApp para instalá-lo em nosso computador e poder extrair a chave com facilidade.

Feito isso, aparecerá uma mensagem indicando se queremos fazer uma cópia de backup de nossos dados e, por fim, será iniciado o processo de extração do arquivo de chave.

Se tudo correr bem, ao final do script podemos ir para a pasta WhatsAppKeyDBExtractorextracted e verificar se temos a chave.

Com este arquivo e o que baixamos anteriormente com o banco de dados de todas as mensagens de backup do WhatsApp, temos tudo pronto para abrir o WhatsApp Viewer.

Se preferirmos, também podemos usar o ADB na linha de comando de nosso PC para acessar o caminho datadatafilescom.whatsappkey e baixar o arquivo de chave que nos permite descriptografar o banco de dados de backup do WhatsApp.

Se o arquivo tiver um nome como whatsapp.key, devemos renomeá-lo para que seja chamado simplesmente de chave. Viu que como abrir backup do WhatsApp no PC é muito fácil?

Em qualquer caso, com o arquivo de chave e o banco de dados baixados para o nosso PC, abrimos o WhatsApp Viewer e vamos para a opção de menu Arquivo > Descriptografar .crypt12.

Isso abrirá uma pequena janela na qual temos que adicionar o arquivo msgstore.db.crypt12 no arquivo de dados, o arquivo de chave no campo abaixo e clicar no botão Descriptografar.

Em alguns instantes, todas as mensagens do backup do WhatsApp escolhido serão carregadas na interface do WhatsApp Viewer e poderemos ler todas as mensagens do computador a qualquer momento.

Abra um backup do WhatsApp com root

Se tivermos feito o root em nosso celular Android, as coisas serão muito mais simples, pois teremos acesso ao arquivo da chave do WhatsApp simplesmente navegando pelas pastas de armazenamento de nosso smartphone.

E é que o fato de termos permissões de root, faz com que possamos acessar esse arquivo simplesmente por ter um explorador de arquivos no telefone. Além disso, se tivermos Android 8 ou superior, esta é a maneira de abrir um backup do WhatsApp no ​​PC.

Portanto, as etapas a seguir neste caso são:

  • Baixe o arquivo msgstore.db.crypt12 do seu telefone para o seu PC
  • Baixe o arquivo da chave do WhatsApp do caminho datadatafilescom.whatsappkey do nosso celular para o PC
  • Baixe e instale o WhatsApp Viewer no seu computador
  • Corremos WhatsApp Visualizador
  • Faça upload do arquivo do banco de dados e do arquivo de chave
  • Descriptografar o backup

Como podemos ver, o procedimento é mais rápido e fácil. Basta enviar ou compartilhar os arquivos do banco de dados com o backup do WhatsApp e o arquivo da chave do nosso celular para o PC e, uma vez lá, instalamos e executamos o WhatsApp Viewer para realizar a descriptografia.

Como no caso anterior, abrimos a ferramenta e na opção do menu Arquivo, selecionamos a opção Descriptografar.crypt12. Isso abrirá uma pequena janela na qual devemos selecionar os arquivos msgstore.db.crypt12 e a chave e, por fim, clicar no botão Descriptografar.

Veremos automaticamente como todas as mensagens são exibidas no WhatsApp Viewer e agora podemos lê-las do PC sem nenhum problema.

Exporte seus bate-papos para poder lê-los do PC

Porém, o próprio aplicativo de mensagens nos oferece uma forma de exportar nossos chats, portanto, depois disso podemos enviá-los por correio, por exemplo, e podemos abri-los em nosso computador sem nenhum problema.

Sem dúvida, é uma forma muito mais manual, mas ao mesmo tempo eficaz se o que queremos é ter as mensagens de determinados chats do WhatsApp em nosso computador para poder lê-las.

Para isso, basta abrir o aplicativo e seguir as etapas abaixo:

  • Vamos ao chat do qual queremos exportar as mensagens.
  • Tocamos no botão do menu e selecionamos a opção mais.
  • A seguir, tocamos na opção exportar bate-papo.
  • Agora seremos questionados se queremos adicionar os arquivos multimídia compartilhados com aquele contato ou apenas as mensagens de texto.
  • O processo começará automaticamente e então será aberta a janela que nos permite escolher o aplicativo com o qual queremos enviar ou compartilhar as mensagens desse chat.
  • Selecionamos a opção de e-mail, por exemplo, e enviamos o bate-papo do WhatsApp para nós mesmos.

O arquivo com as mensagens do WhatsApp tem formato de texto simples, mas aí podemos ver todas as conversas que tivemos com aquela pessoa. Se também decidirmos exportar os arquivos, iremos recebê-los anexados ao e-mail.

Afinal, exportar um chat do WhatsApp permite salvar uma cópia de todas as mensagens dessa pessoa, por isso serve como uma espécie de backup que, além disso, podemos abrir facilmente em qualquer editor de texto.

Quando não poderemos usar um backup

Apesar de ser fácil aprender como abrir backup do WhatsApp no PC e muito útil fazer cópias de nossos chats, eles não são infalíveis e às vezes pode haver situações em que é impossível restaurá-los.

Por exemplo, ao passar de um telefone iOS para um telefone Android ou vice-versa, você perderá seus backups, pois não é possível exportá-los de um sistema operacional automaticamente.

Se você está tendo problemas em aprender como abrir backup do WhatsApp no PC

No WhatsApp para Android você tem a possibilidade de escolher em qual conta do Google Drive deseja armazenar o backup. Você pode ter problemas para restaurar esta cópia se:

  • Você não está usando a mesma conta do Google que usou para criar o backup. Certifique-se sempre de que é o mesmo;
  • O cartão SD que contém o histórico de bate-papo está corrompido. Neste caso, será quase impossível recuperá-lo a menos que você resolva o problema da placa;
  • Verifique se o seu telefone tem memória suficiente para restaurar o backup e se você tem o aplicativo Google Play Services em seu telefone;
  • Verifique se a bateria está totalmente carregada ou se o celular está conectado a uma fonte de alimentação;

No caso do iOS, é bem possível que o problema esteja relacionado à sua conta iCloud.

  • Verifique se você está restaurando dados do mesmo número de telefone e da mesma conta iCloud com a qual você criou a cópia;
  • O iPhone deve ter o espaço necessário para restaurar o backup (2,05 vezes o tamanho do backup no telefone e na conta do iCloud);
  • Experimente sair do iCloud, desligue e ligue o iPhone para reiniciá-lo. Faça login no iCloud novamente e tente restaurar a cópia novamente.

Podemos baixar uma cópia do Drive?

Os backups instalados no Drive, infelizmente, não podem ser baixados de forma alguma. O acordo feito entre WhatsApp e Google Drive para podermos salvar a cópia de backup de tudo o que temos no aplicativo de mensagens, não contemplava a possibilidade de podermos baixá-lo de alguma forma em nosso celular ou computador.

Se formos para nossa conta do Google Drive e tentarmos encontrar o referido backup, não poderemos vê-lo em lugar nenhum. Isso não significa que ele não esteja ali, a única coisa que não o observamos.

Quando as duas empresas chegaram a um acordo, elas tiveram que concordar que as cópias do WhatsApp permaneceram ocultas dos usuários dentro do Google Drive.

É claro que é assim, porque pode ser o caso que o vemos, mas vai nos negar o acesso porque não temos as permissões necessárias, mas nem sequer aparece.

Mas podemos importá-lo se mudarmos o celular do aplicativo WhatsApp, pois quando nos cadastramos no nosso celular com a conta do Google com a qual temos o Drive, o aplicativo de mensagens do Facebook, ele consegue identificá-lo e nos pede para restaurá-lo.

Em conclusão, mesmo que não vejamos sua presença, sabemos que está lá e que podemos restaurá-lo quando precisarmos.

Imagem padrão
PORTAL DO ANDROID
Seja bem vindo ao Portal do Android. Aqui vamos trocar ideias sobre smartphones, tendências, tecnologias e sobre Android. Ajude compartilhando as informações.
Artigos: 50

Deixar uma resposta