Porque o código IMEI é importante?

Talvez você não veja pela primeira vez ou que vai ler sobre esse termo código IMEI, mas você realmente sabe o que é ou para que serve?

Primeiro teremos que saber o que é IMEI?

Não se preocupe, aqui no Portal Do Android vamos explicar de forma simples, abrangente o que é o IMEI do celular, e vamos esclarecer algumas dúvidas que são frequentes sobre o assunto. 

Do Inglês para o Português de forma bem grosseira seria uma identidade Internacional do seu telefone celular da sigla IMEI (Internacional Mobile Equipment Identity) e sua principal função seria fornecer ao telefone celular uma identidade única em todo o mundo.

Esse número pode ser visto quando compramos um telefone celular novo na caixa e também, podemos encontrar na parte traseira da bateria do celular.

Este número é composto de 14 dígitos mais um adicional para verificação, a fim de identificar que esse seu número é único para que você possa se conectar a uma rede, que sem ele não poderíamos fazer ou receber chamadas.

É necessário saber o seu IMEI Por quê?

  • No caso de você perder ou pior ainda que você seja roubado. Com IMEI  você pode ligar para a sua operadora de celular para bloquear o telefone.
  • Então, devido às circunstâncias na qual você conseguiu recuperar o seu celular, você vai precisar do seu código IMEI da mesma forma para desbloquear e vai poder conectar à rede de serviços.
  • Devido ao aumento maciço da criminalidade e ao uso para fins criminosos, será sempre indicado o uso de uma senha ou bloqueio no seu celular, além de saber o seu IMEI.

Relatar que foi vítima de roubo é muito importante, pois isso vai reduzir o mercado negro gerado pelo roubo de celulares. Fazendo isso vai dificultar um pouco mais evitando ser conectado às redes das operadoras de telefonia celular, assumindo que as funções do celular estão limitadas.

imei celular
Roubo celular – Código IMEI

Como saber o meu código IMEI?

Bem acima deixamos as duas dicas que são simples que é verificar na caixa ou na traseira do celular, mas se você não tem mais a caixa e o código (geralmente acontece) vamos passar outro método simples e rápido.

Onde consultar IMEI?

A maneira mais simples é apenas digitando o seguinte código na parte de ligação no teclado do celular *#06# e o código IMEI do seu celular aparecerá automaticamente.

Caso você tenha comprado um celular usado e não sabe como está a situação desse aparelho, você também pode fazer esse check up.

Como consultar o IMEI para saber se é roubado?

  1. Você vai acessar o site oficial do Celular Legal que é diretamente da Anatel https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/celular-legal/consulte-sua-situacao.
  2. Agora você vai na opção: Consulte aqui a situação do seu aparelho celular e clica.
  3. Na próxima tela vai colocar o código IMEI do seu aparelho na opção correspondente.
  4. Vai ser necessário ativar o Captcha para mostrar que você é um ser humano e clica em consultar. Agora terá as informações para verificação.

Se você achou essa informação útil, compartilhe ou deixe o seu comentário abaixo nos comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais