COMO INSTALAR UMA ROM XIAOMI NO SEU SMARTPHONE?

Aos usuários e proprietários de aparelhos da marca chinesa que gostariam de atualizar a sua Rom Xiaomi para poder desfrutar da atualização, vamos explicar nesse texto como executar sem danos ao aparelho.

O processo não é complicado, mas exige atenção e paciência para a execução correta. Abra o seu computador, conecte o seu smartphone e execute a atualização.

Partimos do princípio de que você já entende o que é um a rom, mas se não souber vou explicar abaixo.

Uma ROM em um dispositivo móvel que tem a finalidade de suportar os programas e o sistema operacional do seu dispositivo, enquanto na RAM ficam todos os aplicativos e programas que estão sendo utilizados.

A ROM de um sistema consegue manter todas as informações do dispositivo, mesmo que não tenha energia, diante disso, ela funciona como uma espécie de armazenamento a longo prazo. Apesar destas características existe uma limitação para receber novos dados.

INSTALAR UMA ROM XIAOMI
Como instalar a ROM global no Xiaomi?

As versões mais antigas apareceram pela primeira vez em 1965 e toda programação era produzida pelas fabricantes, já as novas gerações conseguem receber novas programações devido às atualizações do sistema operacional.

Custom ROMs o que significam

As Custom ROMs utilizadas no sistema Android permitem que o usuário tenha uma versão personalizada no seu dispositivo. Nestas modificações existem as versões feitas a partir das mudanças no sistema do fabricante, ou ainda aquelas produzidas do zero, conforme o código fonte original do Android, fornecido pelo Google no Android Open Source Project (AOSP).

Estas versões de ROMs são produzidas com base no código do AOSP e geralmente são melhores que as feitas conforme a base do sistema fornecido pelos fabricantes, pois nem sempre terá uma autorização para se alterar as ROMs das fabricantes, fazendo com que algumas proteções funcionem de forma improvisada.

Riscos de uso

O perigo de utilizar essas Custom Roms é que qualquer falha pode interferir no desempenho do aparelho. Além disso, nem todas as versões possuem vantagens sobre a versão do firmware original.

Diante disso, a qualidade pode variar, por isso, caso opte por utilizar esse tipo de ROM é preciso conhecer e ainda tomar alguns cuidados no processo de instalação.

Como exemplo o Cyanogen Mod e a MIUI ROM possuem versões para vários modelos de smartphone, porém o usuário pode estar melhor com uma ROOM desse tipo do que a específica para o seu modelo.

Vantagens

A grande vantagem é que elas oferecem versões mais atuais do Android, seguido da possibilidade de melhorar o desempenho do sistema, já que permite que o Android fique mais limpo, graças ao código puro fornecido pela Google.

Além disso, não existem os Apps obrigatórios das fabricantes e operadoras, ou seja, o usuário não vai ter instalado no seu celular um App escolhido pelo fabricante e muitos menos pela companhia de telefone celular.

No geral, as ROMs customizadas apresentam opções extras de interação com o sistema operacional, diante disso, devido a estes pontos como código otimizado e a falta dos  Apps pré-instalados (bloatware) favorecem o seu uso, porém é preciso lembrar que algumas ROMs alternativas se não forem instaladas corretamente ou for mal escolhida pode acabar com sua experiência de usuário.

Dicas para escolha

Devido à variedade de smartphones e as diversas opções de ROMs customizadas, não existe como indicar a melhor. O ideal é procurar utilizar as opções que foram produzidas para o seu dispositivo e não se esquecer de pesquisar sobre a ROM escolhida, e também sobre o seu processo de instalação, pois com a instalação o usuário poderá perder os Apps instalados e os dados salvos.

Caso opte pelo processo não se esqueça de fazer backup e procure se informar como é o procedimento para restaurar a ROM do fabricante do seu aparelho, caso algo dê errado.

  1. Rom Xiaomi original chinesa:

Esta é a original de fábrica que faz a atualização direta OTA (Over The Air), a vantagem é justamente  ter de manipular em quase nada o aparelho. A desvantagem é que só atualiza em Chines e Inglês, fora que pode apresentar alguns problemas nos serviços Google.

2. Rom Original global:

Esta é mais avançadinha e também pode vir pelo serviço OTA e com o serviço Google nativo na atualização. Se destaca por vir em vários idiomas, inclusive o português (BR), muito por conta da Xiaomi já ter tido fábrica na terra brazilis.

  1. Shop Rom ou Rom modificada pela loja:

Vamos comentar sobre esta possibilidade, mas não recomendamos a utilização, salvo se você tiver conhecimentos avançados na tecnologia. A Shop Rom tem a vantagem de ter todos os serviços Google completos e em vários idiomas, mas….

Por geralmente ser inserida sobre uma Rom chinesa, apresenta algumas falhas e não poderá ser atualizada sobre risco da perda do smartphone.

Como atualizar a Rom Xiaomi para outro MIUI?

  1. Não esqueça de fazer backup de seus dados antes de atualizar para o MIUI mais novo. 
  2. Se você estiver usando a ROM estável mais antiga MIUI V5 / MIUI 6 / MIUI 7 / MIUI 8, atualize para a nova versão MIUI através do método fastboot.
  3. Também pode acessar um deles na comunidade Xiaomi e baixar a versão estável mais atual à disposição.
  4. Se você estiver usando MIUI mais antigo Global Beta ROM, vá para ‘Atualizador’ e verifique se há atualizações. 
  5. Se o seu dispositivo estiver com a Rom bloqueada, desbloqueie-o antes do início do arranque rápido. Veja as orientações de desbloqueio da Xiaomi.

Agora apenas entenda quais são os tipos de Rom Xiaomi que você pode executar.

Dica importante:

A página do Fastboot Update e de orientações de desbloqueio estão em inglês, o que não impede aos leitores que não dominam a língua a utilizar as explicações. Basta utilizar um tradutor.

Gostou da informação? Quer mais detalhes sobre como fazer a Rom Xiaomi no seu smartphone? Deixe o seu comentário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais