Fotos no celular – Aprenda como mandar bem

Os fabricantes de máquinas digitais estão loucos da vida, isso porque a popularização dos smartphones, aqueles celulares que fazem tudo, está cada vez maior.

Como tirar boas fotos com o celular?

A facilidade com que as pessoas aprenderam a tirar foto com seus celulares é impressionante, com as redes sociais então, aí é que a coisa se espalhou mesmo. É claro que a câmera do celular ainda pode evoluir e muito, comparado a qualidade das máquinas fotográficas tradicionais (às vezes), mas ainda assim é possível conseguir boas fotos com ele e é isso que vamos ensinar agora. Olha só essas dicas:

Limpe a lente

Parece ser uma dica óbvia demais, mas a maioria das pessoas não se preocupa com esse detalhe e depois não sabem o motivo das fotos, saírem embaçadas principalmente fotos de casamento. Como o celular é algo que passa de mão em mão, é bastante comum ficarem as digitais dos nossos dedos na lente, portanto, antes de tirar uma foto sempre limpe a lente.

Cuidado com a resolução

Sempre verifique se a resolução do celular está em seu nível máximo, muitas vezes a gente esquece disso e tiramos fotos distorcidas simplesmente porque não verificamos se a resolução está configurada corretamente. Devido alguns cartões de memória com pouco espaço, muitas pessoas baixam a resolução para poder tirar mais fotos, nesse caso é melhor colocar um cartão decente mesmo para ter uma boa fotografia.

Não use zoom em fotos no celular

Máquinas fotográficas de qualidade possuem zoom óptico, já os celulares e algumas máquinas digitais possuem apenas o zoom digital, o que na maioria das vezes não é muito útil. O ideal para não perder a nitidez das fotos no celular é se aproximar do objeto ou pessoa que será fotografada.

dicas para boas fotos no celular
Fotos no celular

Já que você não usará o zoom e estará perto do objeto, aproveite para explorar vários ângulos, principalmente os mais inusitados, normalmente são essas fotos que fazem mais sucesso.

Iluminação

Esse é um fator crítico na hora de tirar a foto no seu celular, os extremos são sempre ruins, ou seja, com pouca luz a foto fica escura, com muita luz a foto fica estourada (clara demais). Evite ambientes escuros ou sob a luz do meio-dia. Eu sempre tiro uma foto sem flash e uma com flash para comparar depois, explore mais de uma posição, estude a configuração de luz do seu celular, cada ambiente requer um setup diferente.

Espere

Esse é um erro muito, mas muito comum mesmo, mudar a câmera de posição logo após o clique. As pessoas tendem a tirar fotos no celular como se fosse uma câmera qualquer que você clica e a foto sai rapidinho, os celulares são mais lentos na captura de imagem, sendo assim, não se mova até que a foto apareça certinha na tela. É um erro que produz as fotos borradas.

Enquadramento

Ainda que o senso estético e a criatividade de quem fotografa seja importantíssimo para o resultado final de uma foto, existem algumas regrinhas simples que vão ajudar a quem tem pouca prática, uma delas é o enquadramento. É comum as pessoas tentarem enquadrar o mais importante no meio da foto, mas você já parou para observar que nos anúncios de revista, fotos profissionais, filmes e TV o mais importante raramente está no meio?

Para um bom enquadramento existe uma regra chamada regra dos terços, ela também se aplica em fotos no celular. A Regra dos Terços divide virtualmente o enquadramento em partes iguais utilizando um símbolo igual ao famoso jogo-da-velha. Esse esquema cria quatro pontos no meio da tela (cruzamento das linhas), esses pontos são chamados de áreas de interesse comum.

Colocando o objeto da foto em um desses pontos geralmente cria-se uma imagem mais harmoniosa e bem mais atraente, vale à pena usar essa dica para suas fotos no celular.

5/5 - (5 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais