Saiba tudo sobre o Trava zap

É praticamente impossível ter chegado ao ano de 2021 sem já ter ouvido falar no “trava zap”, código que explora falhas no aplicativo mensageiro e impede que ele funcione corretamente.

O movimento dos travadores de WhatsApp se popularizou rapidamente no Brasil e hoje a sua comunidade conta com milhões de usuários espalhados em todo o território nacional.

Os ataques, quando não realizados de forma individual, são feitos no coletivo por meios das chamadas “facções trava zap”, onde os burladores se reúnem para praticar seus atos.

Trava zap: o que é e como funciona

Os trava zap são códigos que exploram falhas no aplicativo do WhatsApp, vulnerabilidades essas verificadas pela primeira vez pelo indiano Indrajeet Bhuyan.

Eles funcionam visando impedir que app pare de funcionar, gerando uma série de erros e bugs internos que são capazes de até fazer as vítimas perderem acesso às suas contas.

Quanto mais códigos de trava zap são enviados para as vítimas, mais “bugado” o aplicativo fica. Por isso as facções de travadores são criadas, para aumentarem seus poderes de destruição

O que fazer para evitar os ataques?

A grande pergunta de um milhão de dólares é a seguinte: como posso evitar ataques do trava zap uma vez que qualquer pessoa que tem meu número pode enviar esse código?

como se proteger do trava zap
Trava Zap

Bom, não tem como se proteger 100% dos ataques dos travadores de WhatsApp, a não ser que você recorra a versões não oficiais do aplicativo, como o WhatsApp GB imune a trava zap.

No entanto, isso não é uma coisa que podemos recomendar pois, por se tratar de uma versão modificada, também pode conter vírus ou falhas de segurança que podem lhe prejudicar.

Ainda assim, é possível que, por meio do aplicativo oficial do WhatsApp, realizemos ações que nos ajudam a diminuir os riscos de ter nosso mensageiro atacado.

Confira logo a seguir algumas formas simples e funcionais de como se proteger do trava zap e evitar ataques de facções na sua conta.

Não entre em grupos abertos

Os grupos abertos do WhatsApp são as maiores portas de entrada para que os travadores consigam encontrar seu número e, de forma gratuita, realizar um ataque te enviando um trava zap. Foque apenas nos privados e que lhe sejam realmente necessários.

É comum buscarmos na internet por grupos para fazer novas amizades no WhatsApp, além de trocar figurinhas divertidas e se enturmar com a galera. Tem muita gente bacana, mas também há pessoas mal intencionadas, por isso o cuidado deve ser redobrado.

Utilizar o WhatsApp Web

Como já foi aqui explicado, os códigos de trava zap são criados pensando em explorar falhas no aplicativo, ou seja, a versão Web do WhatsApp não é afetada.

Sendo assim, se você utilizar o WhatsApp Web não corre risco de ser travado por lá. Além disso, se você teve seu aplicativo travado, tente abrir a versão desktop e delete a mensagem e bloqueie o usuário que te enviou.

Faça backups diários

Quando backups são realizados diariamente, você acaba evitando que, caso venha a perder o acesso à sua conta do WhatsApp, possa instalar novamente o aplicativo e então restaurar o histórico das suas conversas, sem perder totalmente seus dados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais